Introdução
Este novo trabalho é mais um passo em frente nas
consequências e nas aplicações do Espiritismo. Tal como o seu título indica, tem
como objectivo o estudo dos pontos diversamente interpretados e
comentados até aos dias de hoje: A génese, os milagres e as profecias,
na sua relação com as novas leis resultantes da observação dos fenómenos
espíritas.
Dois elementos ou, se quisermos, duas forças regem o
Universo: o elemento espiritual e o elemento material; da acção
simultânea destes dois princípios nascem fenómenos especiais, naturalmente
inexplicáveis se nos abstrairmos de um deles, exactamente como a formação de um
destes dois elementos constituintes: o oxigénio e o hidrogénio.
O espiritismo, ao demonstrar a existência do mundo
espiritual e a sua relação com o mundo material, dá-nos a chave de uma
imensidade de fenómenos incompreendidos e, por isso mesmo,
considerados inadmissíveis por uma certa classe de pensadores. Estes factos
abundam nas Escrituras e é devido ao desconhecimento das leis que os regem
que os comentadores dos dois campos opostos, girando constantemente à
volta do mesmo círculo de ideias, uns ignorando os dados positivos da
ciência, outros os do princípio espiritual, foram incapazes de chegar a uma
conclusão racional.
Esta solução reside na acção recíproca do espírito e
da matéria. Retira, é verdade, à maior parte destes factos o seu carácter
sobrenatural; mas o que é mais importante: admiti-los como resultantes das leis
da natureza ou rejeitá-los completamente? A sua rejeição absoluta arrasta a
própria base do edifício, enquanto a sua admissão a este título, suprimindo só
os acessórios, deixa esta base intacta. É por isso que o Espiritismo leva tanta
gente a acreditar nas verdades que outrora consideravam utopias.
Portanto, tal como dissemos, este trabalho é um complemento
das aplicações do Espiritismo sob um ponto de vista especial. Os materiais
estavam para isso prontos, pelo menos elaborados havia muito, mas a
altura para os publicar não tinha chegado ainda. Era necessário primeiro
que as ideias que deles iriam constituir a base atingissem a maturidade e, por
outro lado, ter em conta a oportunidade das circunstâncias. O Espiritismo não
tem mistérios nem teorias secretas; nele, tudo deve ser dito abertamente, para
que cada qual o possa julgar com conhecimento de causa; mas cada coisa
deve surgir a seu tempo, para que surja com segurança. Uma solução
apresentada com ligeireza, antes de a questão estar totalmente elucidada,
representaria motivo de atraso mais que de avanço. Na solução aqui tratada, a
importância do tema obrigava-nos a evitar qualquer precipitação.
Antes de entrar no assunto, pareceu-nos necessário definir
claramente o papel respectivo dos Espíritos e dos homens na acção da nova
doutrina: estas considerações preliminares, que afastam qualquer ideia de
misticismo, são o tema do primeiro capítulo, que intitulámos de Natureza
da Revelação Espírita; chamamos para este ponto uma atenção séria porque,
de certo modo, reside aí o nó da questão.
/…
ALLAN KARDEC, A GÉNESE – Os Milagres e as Profecias Segundo o
Espiritismo, Introdução 1 de 2, 1º fragmento da obra. Tradução portuguesa de
Maria Manuel Tinoco, Editores Livros de Vida.
(imagem de ilustração: Diógenes e
os pássaros de pedra, pintura em acrílico de Costa Brites)
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