|João Roberto do Nascimento|
"Emmanuel, sem dúvida alguma, é o Espírito que mais
prestígio tem no cenário espírita brasileiro. O seu trabalho junto do médium
mineiro Chico Xavier, é notável em todos os aspectos. Se o Chico triunfou
no seu mediunato, não podemos negar, muito deve ao seu Guia Espiritual, Emmanuel,
cujo trabalho literário é extenso e envolve todos os ramos do conhecimento. Os
seus romances são jóias de inestimável valor. Todavia, mesmo no meio de
tanta admiração e respeito que nutrimos por esse Espírito, ainda encontramos
lacunas e perguntas relacionadas a alguns assuntos, que nos parecem pouco
explicados.
Algumas vezes, percebo que Emmanuel vai na contramão daquilo
que escreveu o Codificador. E, entre Emmanuel e Allan Kardec,
eu não tibubeio, fico com Kardec. E lembro hoje de um bate-papo que tive
com o Dr. Ary Lex, - inteligente velhinho - que, em certo momento me
falou: ‘... não há como negar, os Espíritos que trabalharam com Kardec,
eram de longe, muito mais evoluídos e preparados na exposição do Espiritismo do
que os Espíritos que hoje se manifestam através do Chico, do Divaldo, ou
qualquer outro médium que seja...’, no que concordei plenamente.
"Quanto a Emmanuel, tenho algumas indagações, que julgo
importantes e precisam ser analisadas, levando-se em conta o alto apreço e
aceitação que esse Espírito tem no movimento espírita.
"O escritor Jorge Rizzini,
ao escrever o Prefácio do livro "O Corpo Fluídico" de Wilson Garcia,
chega mesmo a dizer: ‘... A grande verdade é esta: o Guia do
Espiritismo no Brasil, não obstante a publicidade secular da FEB, não é o
Espírito Roustainguista Ismael, e, sim, Emmanuel! A obra de Emmanuel prova, de
sobejo, a afirmativa’. E é ainda nesse belo Prefácio, que o
Rizzini, inspiradíssimo e com fino humor, melhor definiu o Anjo Ismael,
dizendo: ‘... Espírito que se diz ‘Anjo’, mas que aconselha Roustaing ao
povo ao invés de Kardec, está pedindo doutrinação!’. Nada mais verdadeiro.
"De nossa parte, notamos que em muitos pontos, Emmanuel
contraria Kardec; a) não aconselha, por exemplo, a evocação dos Espíritos, em
nenhum caso (O Consolador); b) defende a teoria das Almas Gémeas (ídem), em
flagrante contradição com aquilo que disseram os Espíritos a Kardec (O Livro
dos Espíritos); c) Apoia a teoria do Corpo Fluídico de Jesus, como declarou o
jornalista Luciano dos Anjos, roustainguista declarado, no seu livro ‘Os
Adeptos de Roustaing’. E, para comprovar que Emmanuel também é
roustainguista, como ele, Luciano dos Anjos cita trechos do livro ‘Vida de
Jesus’ de Antonio Lima, e ‘Brasil, coração do Mundo e...’ de Humberto de Campos
(Espírito) (...) Mas, não podemos negar, o facto é que todas essas passagens,
citadas por Luciano dos Anjos, foram tiradas de livros publicados pela FEB. Ficamos
então a meditar se a FEB não teve o cuidado de maquiar ou adulterar trechos,
que pudessem ferir os absurdos de Roustaing. De minha parte, acredito que sim,
pois acho que a FEB é bem capaz desse artifício. É facto, não é boato, que,
para manter o prestígio dessa teoria esdrúxula, a FEB não mediu esforços, nem
agiu dignamente em diversas ocasiões, para não ferir a sua convicção, ou
denegrir o seu estatuto, que, em seu art. 1º, § único, manda que todos rezem
pela cartilha de Roustaing e ainda se intitulam de "Casa Mater do
Espiritismo", ignorando que Kardec pulverizou
a teoria do corpo fluídico no livro A Génese, no cap. XV,
itens 64 a 67, usando de bom senso e de uma lógica irretocável. Seja
como for, se Emmanuel realmente aprovava a teoria de Roustaing, ele nunca o
declarou abertamente...
"Outro episódio em que noto contradição entre o
que Kardec escreveu
e o que Emmanuel ensina, é aquele em que Jesus nos fala da multiplicação dos
pães. Para Kardec, foi figurada, visando apenas a um ensino de ordem moral. Já
para Emmanuel não foi figurada coisa nenhuma, foi material; sim, o facto
ocorreu, materialmente. (...) E Emmanuel chegou mesmo a afirmar que sua esposa
Lívia, na época em que ele era senador romano, fora uma das beneficiadas
daquele banquete de pão e peixe. (livro "Há 2.000 anos", cap. VII –
As pregações do Tiberíades).
"O escritor A. N. Wilson, que não é espírita, também
pensa como Kardec. Foi o que deixou bem claro no seu livro
"Jesus, um retracto do homem", edição Ediouro: ‘O fenómeno da
multiplicação dos pães não passa de um ensino figurado, de ordem moral, sem a
necessidade de ter ocorrido materialmente. E, para se chegar a esta conclusão,
basta usar de bom senso, levando-se em conta o que Jesus dizia de si mesmo: ‘Eu
sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome’ (João, cap. VI). É o
que, por lógica, deduzimos.
"Agora, vou apontar uma omissão, encontrada no livro
"Paulo e Estêvão" do Espírito Emmanuel, psicografado por Chico Xavier. Emmanuel,
em parte alguma, cita o nome de Erasto, Discípulo de Paulo. Por que
será? E Paulo, o Apóstolo dos Gentios, em sua terceira viagem, enviou dois de
seus discípulos à Macedónia. É o que se lê em Actos, cap. XIX, v. 22: ‘E,
enviando à Macedónia, dois daqueles que o seguiam, Tomóteo e Erasto, ficou ele
por algum tempo na Ásia" e esta outra: "Erasto ficou em Corinto, e
deixei Trofimo doente em Mileto" (II Timóteo, cap. IV, v. 20).
"Como sabemos, Erasto, no tempo da Codificação
do Espiritismo, iria desempenhar, e desempenhou, realmente, importante papel
junto à falange do Espírito de Verdade. Foi ele quem mais chamou a atenção
para o perigo de ideias fantasiosas no meio espírita. É mesmo dele a frase, que
se tornou célebre: ‘É preferível rejeitar nove verdades, que aceitar uma só
mentira", contida em "O Livro dos Médiuns". E, pergunto,
existe mentira maior do que aquela que foi propalada por Roustaing, defendida e
divulgada por "uns poucos"?!...
"Emmanuel, ainda em "Paulo e Estêvão" dá,
claramente, a entender que não considera Tiago como irmão de Jesus,
contrariando assim o que disse o próprio Paulo. Fico com a pulga atrás
da orelha, e reflicto: será que Emmanuel ainda não se encontra em processo de
desligamento dos artigos de fé católica?! Pois só para a Igreja, na sua visão
obtusa, é que é inadmissível o facto de Jesus ter tido irmãos, pois isto
contraria o dogma da virgindade perpétua de Maria. E além da Igreja,
também temos o Sr. J.B. Roustaing e a sua ‘Revelação da Revelação’ (ou seria ‘Mistificação
da Mistificação?!’) que revive o dogma católico da virgindade de Maria.
Quanta bizarria!
"Emmanuel, em muitos de seus trabalhos literários,
romanceia passagens contidas em Actos dos Apóstolos e nos Evangelhos e, ás
vezes muda até o próprio contexto das Escrituras. Emmanuel - não podemos negar
-, tem uma capacidade invejável, e consegue florir os relatos com uma
forte dose de sentimentalismo religioso, sem, contudo, deixar de dar a sua
opinião, que pode ser certa ou não, pois é a opinião de um Espírito que abraçou
o Espiritismo, mas que ainda guarda consigo - é o que percebemos – ideias e
conceitos que se cristalizaram através dos tempos no seu foro íntimo, nas
suas encarnações pretéritas, quando viveu na condição de padre e submisso aos
dogmas católicos.
"Estas opiniões particulares de Espíritos que ocupam
lugar de destaque no movimento espírita, tornam-se verdades indiscutíveis,
devido à falta de estudo de grande parte da comunidade espírita, que,
infelizmente, coloca os livros da Codificação em segundo plano, em detrimento
de outros livros mediúnicos com conteúdos meio (ou muito) duvidosos. É de se
lamentar certas atitudes!
"Não menosprezamos o trabalho de Emmanuel, de forma
alguma, pois reconhecemos o seu valor e admiramos o trabalho gigantesco desse
mineirinho querido, que foi o nosso doce Chico Xavier.
Mas também não podemos fugir aos imperativos do Espiritismo, que manda
que devemos passar tudo pelo crivo da razão e do bom senso" (João
Roberto Nascimento é militante espírita de São Paulo/SP e um importante
colaborador do Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec,
do Centro Espírita Três de Outubro, do Centro Espírita Nova Era, do Centro
Espírita "O Semeador" e do Centro Espírita Seara do Mestre).
NOSSO COMENTÁRIO
Caro companheiro João Roberto Nascimento, os nossos parabéns
sinceros pelo trabalho brilhante de crítica doutrinária que realizou, em
relação à obra de Emmanuel, onde aparecem, realmente, muitos pontos
contraditórios em relação às do Mestre e Missionário Allan Kardec.
Mas, de minha parte, não compartilho, de modo algum dos
elogios efusivos que você dirigiu ao Guia e Mentor Espiritual de Chico Xavier.
Para mim, o ex-padre Manoel
da Nóbrega só retornou à antiga Colónia, hoje "Pátria do
Evangelho", para atrapalhar e mesmo impedir o retorno de Allan Kardec ao
planeta, para completar a sua missão, como anunciara o Espírito de Verdade.
Obra, portanto, dos jesuítas, inimigos do verdadeiro Espiritismo. Para
isso, provocaram uma verdadeira enxurrada de mensagens e livros psicografados,
para, assim, desviarem a atenção dos ingénuos, incautos e ignorantes e mesmo de
muitos letrados. Chegaram até ao cúmulo de enfiar na cabeça deles que se
cumpriu a profecia contida em "Obras Póstumas", pois o Mestre de Lyon,
desta vez voltou com feições efeminadas, pusilânime, com uma grande dose de
carolismo, um pouco vaidoso e submisso à FEB roustainguista. Grande
palhaçada!...
/...
Erasto de Carvalho Prestes, in O Franco Paladino, Julho de 2003 / Órgão de
divulgação do Espiritismo codificado pelo Mestre Allan Kardec – EMMANUEL,
KARDEC E A CODIFICAÇÃO ESPÍRITA / João Roberto do Nascimento, 2º fragmento
solto desta obra.
(imagem de contextualização: Erasto de Carvalho
Prestes, O Franco Paladino de Kardec, fotografia de 2009)
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